sábado, 4 de julho de 2015


Fernando Vaz homenageado no 235.º aniversário da Casa Pia (com fotos)
14:06 - 03-07-2015

Fernando Vaz, um dos melhores treinadores portugueses da história do futebol luso, tido como homem de grande inteligência e culto, profundo estudioso do jogo, ao qual se entregou com paixão sempre em busca de aprofundar conhecimentos, notabilizando-se ainda como jornalista, tendo sido chefe de redação do jornal A BOLA, é alvo de homenagem nas cerimónias do 235.º aniversário da Casa Pia, através de uma exposição patente no Centro Cultural Casapiano, em Lisboa.

Nascido em Angola, chegou a Portugal com pouco mais de um ano e aos nove ingressou na Casa Pia, instituição onde fez formação académica e profissional, concluindo o curso comercial.

Foi na Casa Pia que se apaixonou pelo futebol e aos 17 anos integrou o plantel principal, tendo feito parte da equipa do Casa Pia que na época de 1938/1939 participou, pela única vez na história do clube, no principal escalão do futebol português.

Aos 22 anos terminou a carreira de futebolista, por incompatibilidade com o emprego de bancário, mas poucos anos depois enveredou pelo treino. Deixou marca em todos os clubes por onde passou, mas foi no Sporting e Vitória de Setúbal que se notabilizou, foi ainda um dos grandes defensores da criação do Sindicato dos Treinadores após o 25 de Abril de 1974.

Na exposição podem ver-se medalhas, emblemas dos clubes que representou, troféus, manuscritos, livros e fotografias de uma carreira recheada de êxitos.

«É um grande orgulho para a Casa Pia que Fernando Vaz tenha passado por cá e não podíamos deixar de o homenagear nas celebrações do 235.º aniversário desta casa», disse a presidente da Casa Pia, Cristina Fangueiro.

A próxima segunda-feira é dia dedicado ao desporto, com a realização de um torneio de futebol entre seleções de educandos, trabalhadores e antigos alunos da Casa Pia. O encerramento dos festejos acontece no próximo dia 10, com um concerto, às 19 horas, no Museu do Oriente, de Ensino Integrado de Música.

Fotos de Sérgio Miguel Santos/ASF

Nenhum comentário: