quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

FS - é pessoa que não se cheire


Fernando Seara foi o nome escolhido por Joaquim Oliveira para concorrer em nome do sistema à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Porquê Fernando Seara? São várias as razões. 

Primeira: O ex-presidente da CM Sintra é um peão de Joaquim Oliveira e dos interesses da Olivedesportos. 
A Liga de Clubes não tem neste momento qualquer outro papel que não seja o tema da centralização dos direitos televisivos. Fernando Seara quer ser presidente da Liga apenas para tratar desse assunto.

O impacto da Benfica TV no panorama televisivo nacional, na área do desporto, foi brutal. Numa época apenas, a BTV obtém 380 mil assinantes em Portugal e mais de 100 mil no estrangeiro, sendo que o alargamento da disponibilidade do canal lá fora continuará a acontecer.

A SportTV tem 500 mil assinantes. Ou seja, a BTV numa época quase que atinge o mesmo número de assinantes da SportTV. Agora imaginem que o Benfica torna a fazer uma boa temporada. Os números continuarão a subir e a SportTV continuará a perder assinantes, sendo que fruto da expansão internacional da BTV a SportTV será claramente ultrapassada, com consequente diminuição das receitas publicitárias. Será o princípio do fim de Joaquim Oliveira.

Daí que a centralização dos direitos televisivos será a única esperança de Joaquim Oliveira para poder salvar o que resta do seu império.

Segunda: A credibilidade de Fernando Seara e a sua influência junto do universo benfiquista. 

Uma das mensagens de Fernando Seara no lançamento da sua candidatura envolvia  a criação de uma ponte para um amplo consenso entre os clubes de futebol, usando o seu suposto prestígio e credibilidade, que o mesmo pensa usufruir no panorama nacional. 
Nada mais falso. 
Fernando Seara pelas posições ambíguas que tem assumido e pela sua proximidade com Joaquim Oliveira goza apenas da reputação de peão do patrão da Olivedesportos e dos seus interesses. Quem esteve na final de Turim pode atestar que não largou o lado de Joaquim Oliveira.
Sem qualquer credibilidade portanto, quanto a isenção ou capacidade de liderança.

Também a sua imagem de prestígio junto do universo benfiquista seria um trunfo para esta candidatura. Mas que prestígio? 
Fernando Seara é uma figura patética e sem qualquer peso para os benfiquistas. O exemplo disso é a amostra do universo benfiquista representado na sondagem acima onde a sua votação residual deixa bem clara a pouca ou nenhuma importância que tem entre os benfiquistas.

Além disso, ninguém de nós esquece que na mesma altura em que o Sport Lisboa e Benfica vê-se prejudicado na Luz pelo juiz de linha Ricardo Santos e pelo árbitro Pedro Proença que entregam de bandeja o campeonato ao FC Porto, Fernando Seara escolhe cear na companhia de Pinto da Costa, Joaquim Oliveira e com a sua esposa de então Judite de Sousa no Gambrinus, demonstrando para quem quis ver que o Benfica para ele é algo completamente secundário e fê-lo sem qualquer peso na sua consciência.

Terceira: A armadilha para o Benfica e Sporting.
Com este nome vindo da política, ligado ao sistema partidário e supostamente supra-clubes, pretende Joaquim Oliveira que os clubes de Lisboa, que esta temporada arrumaram o FC Porto, não promovam outra candidatura e apoiem Fernando Seara, deixando-os sem trunfos para depois não facilitarem o plano de devolução do controlo dos direitos televisivos a Joaquim Oliveira. 

Esse é um erro em que Benfica e Sporting não devem cair, sob pena de tudo o que foi conseguido esta temporada seja perdido.
O FC Porto e o sistema que o apoia não aguentarão um segundo ano de sucesso do Benfica e 2 anos seguidos de um Sporting em recuperação de força e peso desportivo.

Quarto: O apoio político a Joaquim Oliveira
As ligações de Fernando Seara ao PSD são conhecidas. Juntamente com outro nome ligado ao CDS e um colega do PSD, recentemente ressuscitado, são eles que garantem neste momento a influência política necessária para o que nos bastidores da banca já se fala que será o maior perdão de dívida alguma vez concedido a alguém em Portugal. Fala-se em quase 500 milhões de dívidas do universo de Joaquim Oliveira. Tudo isto com ligações que seguem pelo Atlântico até Angola.

Por tudo o que mencionamos acima, apoiar Fernando Seara para a presidência da Liga de Clubes será apoiar o sistema. 
Será devolver a Joaquim Oliveira o poder sobre o futebol português.

Será salvar o FC Porto e a sua principal fonte de financiamento.
A SportTV e a Olivedesportos não têm receitas para poder pagar os valores que acordaram com FC Porto e Sporting. 
Não têm receitas para poder continuar a comprar direitos televisivos de tudo o que é desporto.

É imperioso encontrar um nome que conclua os processos judiciais que terminam com o monopólio da Olivedesportos. Que obtenha o apoio de Benfica e Sporting e dessa forma motive outros clubes a não se manterem no domínio de Joaquim Oliveira, a fim de servir o FC Porto.

Fernando Seara não é esse nome. Não passa de um peão de Joaquim Oliveira e sem qualquer influência nos adeptos e sócios do Sport Lisboa e Benfica.

Nenhum comentário: